Rapid TPM: uma nova plataforma para veículos turbo diesel e turbo gasolina

A última evolução da tecnologia DIMSPORT é representada pelo RAPID TPM (Turbo Power Management), uma plataforma de nova geração capaz de intervir nos propulsores turbo diesel e turbo gasolina. O novo módulo está equipado com um microprocessador, FLASH eprom e RAM eeprom, para permitir o pleno controle dos sensores de pressão envolvidos e ser capaz de controlar alguns sinais provenientes da linha CAN BUS do módulo original do veículo.
Todos os módulos Rapid foram concebidos para manter constantes os níveis de segurança e proteção oferecidos pelo módulo do motor original, ou seja, as funções autoadaptativas da eletrônica de bordo e monitoramento dos parâmetros críticos relativos ao funcionamento do propulsor. Alguns cabos já estão preparados para trabalhar com o protocolo de comunicação SAE J2716 SENT.

 

O MONDO DOS TURBO GASOLINA

O mundo automobilístico evoluiu dando espaço aos propulsores Gasolina sobrealimentados, cada vez mais comum também nos veículos pequenos e médios. O tipo de abordagem selecionado para o Rapid TPM permite personalizar o funcionamento do motor através da análise de vários sinais, entre os quais o fluxo de ar, a pressão no coletor de aspiração, a pressão do turbo e as rotações do motor.
A ligação é feita diretamente nos sensores através de cabos Plug&Play concebidos especificamente para cada veículo suportado.

 

OS TURBO DIESEL

No que se refere aos motores turbo diesel,o RAPID TPM trabalha com o sinal do sensor de pressão rail de modo simples e eficaz; a isto é adicionada a possibilidade de modificar também a pressão do coletor de aspiração, para a gestão do turbo utilizando como referência seja o número de rotações que os eventuais sinais adicionais provenientes da linha CAN.

UM MÓDULO ÚNICO PARA TODAS AS APLICAÇÕES

Os módulos TPM são de um único tipo para todas as aplicações: através da seleção dos cabos Específicos e a escritura do firmware específico, utilizando o TPM Software, é possível compor o kit destinado à aplicação solicitada, com a certeza de poder contar também com uma calibração padrão fornecida pela DIMSPORT e uma ferramenta profissional para um ulterior ajuste do veículo, em tempo real.

 

Os outros módulos RAPID

Além da plataforma TPM, o Rapid oferece uma gama de produtos comprovados dedicados exclusivamente aos propulsores Turbo Diesel.
Esta gama de produtos é disponível para carros, veículos comerciais, caminhões, tratores e barcos. Todos os módulos foram projetados para manter invariados os níveis de segurança e proteção oferecidos pelo módulo original do veículo, como as funções autoadaptativas da eletrônica de bordo, gestão dos filtros de partículas, monitoramento dos parâmetros críticos relativos ao funcionamento do propulsor.

A ALTERAÇÃO DA PRESSÃO DO RAIL

O primeiro tipo de abordagem, do Rapid LPE e LPT, permite personalizar o funcionamento do motor e o fluxo de combustível através de uma calibração diferente do sinal relativo à pressão de injeção do diesel no interior do rail.
As vantagens são a extrema facilidade de instalação, graças ao pequeno número de cabos, e a otimização geral do torque do motor.

A GESTÃO DO TEMPO DE INJEÇÃO

A recalibração do tempo de abertura dos injetores (duty-cycle dos injetores) permite realizar intervenções específicas na gestão dos sinais de cada um dos injetores, analisando de forma abrangente o tempo de injeção e quantidade de combustível introduzido. A ligação é feita diretamente nos injetores através de cabos projetados especificamente para cada veículo suportado.
Esta abordagem exigiu o desenvolvimento de módulos particularmente evoluídos, equipados com microprocessador, FLASH eprom e RAM eeprom, que permitem manter o controle total dos parâmetros de injeção, criando produtos de sucesso como: BHV, XTI, LPD, VPE e muitos outros. O resultado é um módulo capaz de suportar incrementos relevantes de desempenho do veículo, inclusive na presença de injeções múltiplas, entre as quais as pré/pós-injeções necessárias para a gestão do filtro de partículas.

A PERSONALIZAÇÃO ATRAVÉS DO CONSOLE

Graças ao console de calibração, é possível alterar os valores de referência do módulo Rapid, que determinam o limite para intervenção e o aumento de torque e potência, personalizando assim o desempenho em função do veículo e das necessidades. A DIMSPORT fornece já uma calibração padrão para cada aplicação, mas é possível efetuar um outro ajuste em tempo real, na estrada ou no dinamômetro de potência.

Loading